segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Professor

Professor é o profissional que trabalha na área de educação e ensino, ministrando aulas de diferentes matérias, seja na educação infantil, no ensino fundamental, médio ou superior, e ainda em cursos técnicos, de curta duração, profissionalizantes, pós-graduações, especializações ou cursos de línguas, esportes, em cursos extracurriculares, entre muitos outros. O professor tem como objetivo passar seus conhecimentos acadêmicos para seus alunos, que, por sua vez, devem procurar absorver o máximo de conteúdo possível das aulas. É também responsabilidade do professor tirar dúvidas sobre as aulas e ajudar e acompanhar o desenvolvimento dos seus alunos durante o curso.
Mas não é só isso. Você vai ter que se atualizar sempre e a toda hora, vai ter que preparar aula, ensaiar no espelho, saber conviver com pessoas diferentes.
Para dar aula você tem que ter um talento pra mostrar que aquele conhecimento passado ao aluno seja o melhor do qualquer outro nesta área. Tem que ser bem humilde na hora da explicação e ter bastante paciência, mesmo que a explicação seja óbvia para você.
Nas atividades de um professor, inclui preparar o conteúdo a ser lecionado em cada aula, para cada classe de alunos, elaborar metodologia de ensino própria, expor a teoria da matéria da forma que achar mais adequada às características de cada grupo de alunos, tirar as dúvidas dos alunos em classe, exemplificar a teoria com exercícios práticos, solicitar trabalhos escolares da matéria para avaliar a capacidade de entendimento e de pesquisa do aluno, organizar discussões e trabalhos em grupo para que os alunos aprendam a trabalhar em equipe, elaborar método próprio de avaliação dos alunos, acompanhar o desenvolvimento de cada aluno na matéria, realizando mudanças nas técnicas de ensino se necessário, estar atento à disciplina na sala der aula, preparar e aplicar avaliações escritas aos alunos, corrigir trabalhos e avaliações, tendo em vista o desenvolvimento de cada aluno, dar notas às avaliações.

A carreira de um professor não é muito atrativa, pois levando em conta que o professor tem uma remuneração muito baixa, trabalha muito, precisa dar aulas em mais de uma escola para se manter, o que Paulo Freire chama de “sã loucura” esse é um número significativo. Dá prazer exercer uma atividade que envolve compartilhar conhecimento. A questão salarial importa, mas não é o único objetivo de alguém nesse campo. Do ponto de vista da remuneração, compensa mais manter a barraquinha de cachorro-quente na porta da escola do que ser docente. É preciso distinguir emprego de trabalho. Emprego é fonte de renda, trabalho é fonte de vida. Ser professor é um trabalho. O magistério é um jeito de existir, é uma possibilidade de ser.

Algumas pessoas perguntam assim: “O que você faz da sua vida?”, então elas respondem:
“Bom, eu levanto cedo, tomo banho, escovo os dentes, penteio o cabelo, tomo café da manhã, vou trabalhar, depois eu almoço, volto pra casa, etc..” só que isso é a sua “ROTINA”, então o que realmente VOCÊ faz da sua vida? O que VOCÊ contribui para melhorar a sociedade onde você vive? Por isso que ser professor é muito gratificante porque o professor FAZ algo de sua vida, cada dia ele prepara vários alunos para se tornar uma pessoa melhor, um cidadão melhor.


Por Giovane Rodrigues dos Santos, estudante do Terceiro Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário