segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cartunista e caricaturas

Cartunista é o desenhista profissional que desenhar os conhecidos cartuns. O cartum é um desenho humorístico que sintetiza características e aspectos sociais e cotidianos e os analisa criticamente, porém, com caráter leve e descontraído.
Cartunista, na maioria das vezes, reproduz estereótipos, acontecimentos comuns, sociais e cenas cotidianas expressando sua opinião de forma humorística. É muito comum atualmente, o termo cartunista ser utilizado para designar desenhista de história em quadrinhos.
Características necessárias para ser um cartunista: ter capacidade de criar história; responsabilidade; autoconfiança; agilidade, raciocínio rápido, etc.
Formação necessária: não existe formação necessária, basta você saber desenhar e ter bastante talento e também ser criativo.
Mercado de trabalho: o mercado de trabalho para esse profissional vem se expandindo, principalmente quando ele tem talento. A área de animações e de desenhos digitais vem se tornado cada vez mais promissora, isso porque as novas tecnologias fazem com que o trabalho seja mais realista e bem feito, além de poder ser utilizado em diversas áreas de produção digital.


As principais características de uma caricatura é o exagero, assim como a crítica que é feita sobre uma pessoa pública, através de um desenho, um defeito ou mesmo algo que lhe chama atenção em sua fisionomia.
Atualmente, o uso da caricatura tem se tornado popular e é comum encontramos as caricaturas de pessoas em blogs, convites de casamento, festa de aniversário em charges de jornais, etc.


Por Wesley Cardoso dos Santos, estudante do Segundo Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário