segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Jogador de Futebol

O jogador de futebol é um profissional onde a prática fundamental é o trabalho coletivo. Estes trabalhadores são contratados por clubes de futebol e, por depender do esforço físico, tem carreiras de curta duração. Surgido com emprego apenas para homens, modernamente, as mulheres também fizeram disso uma profissão de futebol em categorias diferentes, mais ainda dão prioridade para homens.
A prática do futebol é conhecida de forma amadora, ainda na infância ou adolescência. O local apropriado para a primeira prática é variado, podendo ser tanto em casa, quanto em quadras e campos, ou mesmo até na rua e na praia. Há também escolinhas de futebol, que através de professores ou orientadores, iniciam oportunidades de realizar jogos e treinamentos para aprimorar os fundamentos e habilidades.
Nesta época, o jovem ainda não possui definição sobre uma eventual carreira profissional ou não. Trata-se apenas de divertimento que, aos poucos, cria um sentimento de paixão pelo esporte. A prática do futebol como qualquer outro esporte tem função social de juntar grupos e afastar jovens da criminalidade.
À partir da pré-adolescência, já é possível ingressar nas divisões de base dos clubes profissionais. Com isso são realizados testes de acordo com cada idade. No Brasil, as categorias são divididas em fraldinha, dente de leite, pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil e júnior. Sendo assim, os jogadores são preparados, treinados e aprofundados conforme as posições para assim participarem de campeonatos contra outros clubes.
As cobranças são fortes por um alto desempenho e mostrando um grande resultado. A cada troca de categoria, muitos atletas são dispensados por uma fraqueza técnica, ou mesmo pedem para deixar o clube, por não conseguirem dividir a vida pessoal com a de jogador. Então, nem todos aqueles que começam a trabalhar nas divisões de base dos clubes de futebol alcançam o profissionalismo. Embora a última categoria seja de 20 anos, é muito comum que boleiros mais novos já entrem para o time profissional de um clube.


Por: Raurison Pianco Dias, estudante do Segundo Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário