segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Maquiadora

Maquiador é o profissional que aplica diferentes tipos de produtos cosméticos, como base, rímel e sombras no rosto das pessoas, buscando deixá-las mais atraentes e com aspecto jovial e saudável. As mulheres são as que mais buscam os artifícios da maquiagem, para disfarçar a idade e possíveis falhas, como manchas e cicatrizes, assim como apresentadores televisivos que têm a necessidade de mostrarem-se com um rosto limpo e livre de imperfeições.  Também, o maquiador é o profissional que faz a aplicação destes produtos em personagens do teatro, conhecida como caracterização, quando ele pode simular um envelhecimento ou mudar completamente os traços do artista. Para tornar-se um maquiador, é necessário que o profissional seja bastante interessado por estética e tenha bastante habilidade manual, necessária ao fazer detalhes mínimos de maquiagem que dão harmonia ao rosto todo. A profissão de maquiador não é regulamentada pelo Ministério do Trabalho brasileiro e com isso, não há uma lei que determine a formação escolar mínima para se tornar um profissional da área. Porém, um critério diferencial que pode ser decisivo na contratação de um maquiador são os cursos profissionalizantes que ele já tenha feito e que venham a dar suporte teórico e prático a sua atuação. Entre estes cursos estão:
·        Workshops de correção de imperfeições como cicatrizes e olheiras, com duração média de 1 a 3 dias.
·        Cursos de maquiagem profissional, utilizada em artistas televisivos, com duração de um mês.
·        Curso básico de maquiagem, com duração média de seis meses a um ano, visando o aprendizado das principais técnicas de combinação de cores, adequadas ao dia e à noite.
·        Estudo da maquiagem para cada biotipo segundo a estação do ano, com duração média de três meses, incluindo teoria e prática Maquiagem artística e caracterização, de personagens de festas de Halloween, drag-queens, envelhecimento e personagens históricos, com duração média de dois dias.
·        Curso de automaquiagem com duração média de dois dias.
Entre as principais atividades diárias de um maquiador estão:
·        Os maquiadores costumam atuar em salões junto de outros profissionais da área estética (cabeleireiros, depiladoras e manicures) ou no meio artístico, com personalidades televisivas e que necessitam um tratamento muito apurado com a aparência.
·        No meio artístico, ele pode atuar como contratado de redes de televisão para maquiar convidados de programas ou até mesmo seus apresentadores, tornando-se exclusivos de certas personalidades segundo seu talento e eficiência.
·        Outra área marcante de atuação do profissional é nos desfiles de moda, quando prepara o rosto das modelos de acordo com o solicitado pelos estilistas do evento. Um exemplo disso é na semana mais famosa de moda que ocorre no Brasil, a São Paulo Fashion Week.
·        Na área do teatro, é peça chave na caracterização de personagens, como os de apresentações infantis, por exemplo, que necessitam uma transformação muitas vezes radical, para a interpretação.
·        No caso dos salões, o mais comum é ele atuar com a maquiagem para festas, bailes de formatura e casamentos, tendo uma clientela variada e rotativa.
O setor do mercado de trabalho que mais chama a atenção para um maquiador é, sem dúvida, o televisivo. Seja pelo glamour proporcionado pelo meio de comunicação ou pelos salários mais altos, a televisão acaba atraindo muitos destes profissionais que preparam as estrelas para a atuação nos programas vistos em todo o país. Para tal, é necessária bastante especialização e conhecimento das técnicas de maquiagem, pois a exigência de uma imagem perfeita na TV é maior e seu custo, mais alto. Então, torna-se necessário que o maquiador atualize-se em workshops e feiras de beleza, caso queira ingressar neste meio, tão concorrido e que oferece as melhores recompensas financeiras. Além deste, o teatro também é outra forma de empregos para o maquiador, ao passo que só um profissional da área seria capaz de realizar maquiagens artísticas e com grande caracterização.  Por último, os salões de beleza, onde as pessoas geralmente procuram seus serviços em situações especiais e festivas.


Por Gabriele da Silva Santos, estudante do Terceiro Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário