segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Arte Digital

Em uma aula de artes, o professor (Fernando) disse que surgiu um projeto para a semana cultural, teríamos que fazer um livro com artigos que nos mesmos escrevemos, falando de determinadas profissões.
Na lousa ele passou treze profissões, e fez grupos, e pediu para escolhermos qual queríamos.
Vou falar a verdade, não queria Arte digital, mas foi o que sobrou. Agora, vou falar um pouco sobre ela, e como funciona.
A Arte digital, como todas as outras, é feita a mão, o computador é só uma ferramenta, como o lápis, giz etc...
A Arte digital tem o objetivo de dar vida virtual às coisas. Têm muitas categorias, tais como pintura digital, programas de modelagem 3D, edição de fotografias e imagens, animação entre outras. Ao contrário de mãos tradicionais, o trabalho é produzido por meios digitais.
Arte digital é aquela que produz obras por meio da manipulação de bits. O artista digital compõe com eles as imagens, textos, sons ou conjuntos multimídia.
Estes podem ser decompostos, recompostos, indexados, ordenados ou desordenados, comentados, associados com qualquer outro; A sua estrutura pode ser traduzida a meios diferentes; Assim, a digitalização inclui no seu conceito qualquer forma de arte cujas unidades consecutivas sejam manipuláveis eletronicamente: o cinema, o radio, a televisão, o jornalismo, a edição de texto, a imagem digital, a música, a web arte e o web design.
A forma em que o meio permite essa manipulação define a estrutura e a estética das suas obras que, por sua vez, conservam as características das artes e gêneros que contém literatura, cinema, música, etc.
Muita gente critica o uso exagerado de editores de imagem para alterar a aparência de modelos. Contudo, existem alguns artistas que conseguem criar verdadeiras obras de arte com o uso de programas especializados.


Por Bianca Rodrigues Espinoza e Gabrielle Silva Mariz, estudantes do Segundo Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário