segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Moda – É minha profissão

Trabalhar com moda é criar, inovar, impressionar e comercializar roupas e acessórios, ter criatividade para lançar peças novas no mercado, seguindo e criando estilos e tendências.
Sua área de atuação no mercado de trabalho pode variar de uma indústria têxtil, confecções, magazines e também em grandes lojas. Nas grandes lojas, o profissional define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções a serem compradas, atua como gestor, pesquisa o mercado consumidor, estabelece estratégias de marketing para campanhas de lançamentos e também cuida de promoções de venda. No dia-a-dia, o profissional desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados e define estilos e modelagens. Responsabiliza-se pela aquisição de matéria-prima e desenha estampas nas indústrias têxteis.
A formação varia de 2 a 4 anos em cursos técnicos ou cursos superiores, entre cursos de Moda e Designer. Após o curso superior, existem os cursos de especialização, que distinguem as variações entre Design de Moda, Gráfico e Industrial, etc.
É essencial para o profissional, o conhecimento em metodologia de pesquisa, tecnologias e processos, principalmente em modelagem e costura.
Há uma grande concorrência, mas para quem se destaca pode ter muitas oportunidades nesta profissão.


Por Mayara Notare Vassão Alcides, estudante do Terceiro Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário