segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Jornalismo

Estão à procura e a divulgação de informações por meio de veículos de comunicações, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. Jornalista é o profissional da noticia. Ele investiga , procura , traz e transmite fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas, e artigos, adaptando a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público ao que se destinam , tendo senso crítico, capacidade de expressão, e domínio do português e de técnicas de redação são extremamente fundamentais no exercício da profissão, também precisa dominar os softwares de edição de textos e imagens.
No curso, as disciplinas básicas são língua portuguesa, economia, teoria da comunicação, filosofia, historia da arte e sociologia. E também há matérias específicas, como jornalismo interpretativo, e informativo, e no caso também a que pretendo seguir carreira no jornalismo esportivo, e também pode compor sua grade curricular aulas práticas de fotojornalismo, jornalismo impresso e online.
Na grande maioria das escolas, o curso é oferecido como habilitação do curso de Comunicações Sociais, sendo que para receber o diploma é preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso, já o estágio não é obrigatório, mas é muito recomendável, pois pode abrir muitas portas no mercado de trabalho.  A duração média do curso é quatro anos.

Jornalismo Esportivo


É a especialização da profissão jornalística nos fatos relacionados aos esportes na qual se lida com o alto risco de parcialidade, pois tanto jornalistas como leitores têm preferências por determinados times ou atletas, e aliás não se tratam apenas de leitores e sim torcedores, no qual a uma paixão por determinado esporte.  Os temas abordados ou pautas, são as coberturas de eventos esportivos, pode ser desde repórter a apresentador, cronista esportivo. A Olimpíada, a Copa do Mundo, que é praticamente o auge do jornalista esportivo, mas também há os grandes eventos nacionais que tomam proporções mundiais, tais como o Super Bowl, ou World Series (final da Major League Baseball - MLB), os playoffs da NBA, e também competições continentais como a UEFA Champions League, a Taça Libertadores da América. O jornalismo esportivo no Brasil é bem fechado para os outros esportes, "pequenos" e considerados "amadores" perto de tamanha atenção e investimentos voltados para o futebol.


Por Celso Matheus Rodrigues, estudante do Terceiro Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário