segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Engenharia Aeronáutica

Há poucos cursos de Engenharia Aeronáutica no Brasil, também denominados Engenharia Aeroespacial e Aeronáutica e Espaço, não existem mais que sete em todo o país e a maioria se concentra no estado de São Paulo.
O mercado de trabalho de engenharia Aeronáutica está voltado à manutenção de aeroportos e aeronaves. Novas demandas estão surgindo em função dos grandes eventos que acontecerão no país - Olimpíadas e Copa do Mundo. Em decorrência deles, o Brasil precisará realizar reformar e construir aeroportos, implantação de sistemas mais eficientes de controle de tráfego aéreo, otimização da frota etc. Note, no entanto, que tais eventos ocorrerão antes que você possa se formar, ou seja, haverá profissionais que “chegarão antes” de você no mercado.
Conhecimentos ligados à informática são necessários para a construção e gerenciamento de sistemas de coordenação do tráfego aéreo, bem como para outras atividades nesta engenharia, como também em outras. Mas não são o elemento central dos processos, que envolvem conhecimentos como dinâmica dos fluídos e dos gases, dinâmica do voo, além de sólida formação em cálculo matemático, física e química. A informática ocupa lugar de instrumento para a consecução dos objetivos. Portanto, se optar por fazer Engenharia da Computação, não é garantia que conseguirá trabalhar com Aeronáutica ou com Engenharia Espacial.
Quanto a sua vontade de trabalhar com Engenharia Espacial, é importante saber que as atividades aeroespaciais não atingiram ainda grande demanda no Brasil. As pesquisas e primeiros lançamentos de satélites não se comparam a de outros países como Estados Unidos, França e Rússia. Além disso, alguns órgãos governamentais ligados ao Ministério da Aeronáutica, que trabalham nesse campo exigem carreira militar, disponível para quem ingressa no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Nem sempre se consegue encontrar uma profissão que seja síntese de todos os nossos interesses. Perder alguns elementos faz parte do processo de escolha. Para fazer essa opção com mais segurança, procure mais informações sobre os cursos de sua preferência no site do GUIA DO ESTUDANTE, em Profissões e Universidade.
Local de curso - USP -São Paulo.


Por Israel Ramos Santos Júnior, estudante do Segundo Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário