segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Roteirista

O roteirista é responsável pelo roteiro, ou seja, a ideia de um texto formado por diálogos e cenas, tanto para o conteúdo cinematográfico ou televisivo.
Assim, esta profissão desenvolve dois tipos de roteiros: a narrativa própria, feita pelo mesmo profissional, e o roteiro adaptado de uma obra literária. Essa adaptação acontece quando o roteirista transcreve uma determinada obra para converter em diálogos e cenas, e nisso o mesmo pode controlar o tempo da produção de uma cena e os gastos exigidos para a produção das filmagens/televisivos.
Nisso sua rotina de trabalho depende do acordo feito para a entrega do trabalho feito para a direção do filme ou série. Para a sua formação profissional é preciso à faculdade de cinema e outras áreas de atuação especializadas em escrita, comunicação e publicidade; um roteirista deve ter conhecimento de diversos tipos de culturas e pelo menos um tipo de idioma, como o inglês.
Em minha opinião um roteirista deve ter principalmente perseverança e tranquilidade por ser uma ‘‘profissão-base’’, quer dizer, uma profissão que é necessária para a área de cinema, pois sem ela não teria diálogos e ações nas filmagens. Essa é uma profissão que cria um novo conceito do mundo (fictício ou não fictício), próprio do profissional, que necessita de originalidade e uma visão crítica ao seu redor. Há também no roteirista uma busca incansável pela perfeição, tendo assim que ser enérgico para concluir seu roteiro. As pessoas que escolhem essa profissão devem ter em mente que tanto o roteirista pode receber elogios como crítica por seu trabalho.

Por Emanuelle Caroline dos Santos, estudante do Segundo Ano do Ensino Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário